dezembro 28, 2012

Retrospectiva




O alvorecer do Ano Novo traz dúvidas e reflexões. É a hora do balanço geral. Por isso vamos relembrar alguns conceitos e reflexões emitidos neste blog durante o ano de 2012.

Se pouco conhecimento nos torna tolos e arrogantes, os frutos da sabedoria, ao contrário, nos fazem cada vez mais humildes. Nesta linha, Benjamin Franklin preconizava: “ser humilde com os superiores é  obrigação; com os colegas é cortesia; com os inferiores, é nobreza”.

Devemos sempre priorizar as coisas realmente necessárias. Precisamos aprender a viver plenamente, pois como afirmou David Thoreau, “só amanhece o dia para o qual estamos despertos”.

No caminho da paz  e do progresso, fé e ideal caminham juntos. Pois a fé “é um pássaro que pousa no alto da folhagem e canta na hora em que Deus escuta.” (Joaquim Nabuco).

Se o fracasso não é definitivo, o sucesso nunca é impossível. A ele se chega através do trabalho árduo e da efetiva perseverança. Muitas vezes o medo e a insegurança nos impedem de alcançar nossos objetivos. Aqui, podemos recorrer à inspiração do gênio de Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Hoje vivemos em uma sociedade de riscos, onde tudo é efêmero e transitório. Onde prevalece a amizade virtual em detrimento da conexão humana, permanente e duradoura. Seguindo as palavras sábias de Schopenhauer, nossa sociedade “é tão indigente quanto indulgente”. Carregamos muito peso inútil, largamos pelo caminho objetos que poderiam ser preciosos, enquanto recolhemos inutilidades. Somos prisioneiros de nossos pensamentos. Grilhões que não podem ser removidos, mas podem ser substituídos pela liberdade de escolha de nosso próprio caminho.

E na estrada da vida, o caminho mais difícil a ser percorrido é o que conduz a nós mesmos.  Durante todo o tempo procuramos tempo para não ter tempo. Quando desaparece, a esperança faz inútil a vida, pois o homem deixa de sonhar. 

As realizações alcançadas no ano que termina serão sementes, cuja colheita ocorrerá pelo sucesso no ano que se aproxima. Ele é um livro em branco, cujas páginas serão preenchidas com a história de nossas vidas.

(Imagem: Flickr, do álbum de Katarina 2353)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua visita e comentário.