maio 05, 2012

Heróis de verdade


Grandes homens e mulheres transformaram-se, pelo seu exemplo, em  verdadeiros heróis da história humana. Foram modelos raros de justiça, moral e de qualidades admiráveis tanto quanto é possível ser. Tal herança de sabedoria e dignidade deve ser compartilhada, pois isto é mais que um direito: é um dever que se impõe a todo homem de boa vontade. “A sabedoria é tão boa como uma herança, e é de proveito aos que veem o sol”, diz o livro do Eclesiastes (7, 11).

O maior exemplo de liderança e heroísmo é o de Jesus Cristo, pois Ele foi e ainda é capaz de influenciar bilhões de pessoas sem utilizar de poder para tal. Para isto, sua influência e liderança têm por base o serviço, pois é preciso, essencialmente, servir para que as pessoas sintam que você se impõe a elas.

Gandhi também foi excepcional modelo de líder, um grande homem de 1,60m e que pesava pouco mais de 50 quilos. Foi ele quem disse que serviria com a sua própria vida a uma causa como independência da Índia, porém sem recorrer à violência para alcançar seu objetivo.

Milhares de outros exemplos que doaram suas vidas em beneficio da humanidade foram esquecidos pela Historia e pela mídia, que prefere heróis de fantasia e nos iludem quanto à compreensão do que seja justiça e verdade. Trago aqui alguns nomes que honraram e dignificaram suas passagens pela Terra: Tomas Merton, monge nascido em 31 de janeiro de 1915 em Prades, interior da França, e falecido em 10 de dezembro de 1968. Esse grande monge ativista se perguntava o que poderíamos “ganhar navegando até a lua, se não conseguimos atravessar o abismo que nos separa de nós mesmos”. Para Merton, essa é “a mais importante de todas as viagens de descoberta, sem a qual todo o resto não é apenas inútil, mas desastroso”.

Thomas Merton afirmava ainda que “uma vida é totalmente espiritual, ou não é espiritual de forma alguma. Homem algum pode servir a dois senhores. Sua vida é moldada pelo objetivo para o qual você vive, pois você é feito à imagem daquilo que deseja”.

Outro ser iluminado é o poeta libanês Kahlil Gibran – imortal escritor e autor de livros como O Profeta. Gibran é o poeta da alma, e dele são estes pensamentos finais: “Seu vizinho é seu outro eu que mora do outro lado de um muro. À compreensão, todos os muros cairão”.

“A fé é um oásis no coração que nunca será alcançado pela caravana do pensamento”.

“Mantenham-me longe da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se curva diante das crianças”. 

Essas pessoas humanas, como eu e você, são nossos heróis de verdade.

(Imagem: Flickr, do álbum de Craig Goode Design)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua visita e comentário.