fevereiro 05, 2012

O poder das palavras


O verbo é a palavra. "No principio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito"(João 1, 1-3).

Assim, de acordo com Sagrada Escritura, Deus criou tudo a partir da palavra.

As palavras são alicerces que estruturam nossos pensamentos. São, de fato, uma questão de atitude e abordagem, e têm o poder de nos fazer rir ou chorar. Cristo curava através da palavra. E advertia: "Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem. (Marcos 7,15)''.

O homem é o único ser no universo que utiliza a palavra como meio de comunicação consigo mesmo e com o outro. Duas palavras simples e mais usadas no cotidiano deveriam exigir, de quem as pronuncia, maior sentido de reflexão. São elas o SIM e o NÃO. Já se disse que as palavras são como as moedas: uma vale por muitas e muitas não valem por uma.

O gênio literário de Shakespeare, em Hamlet, definiu o alcance do destino das pessoas, através destas palavras: "Ser ou não ser, eis a questão". Mas, ninguém soube usar melhor as palavras que Jesus Cristo: todo o seu processo de transfiguração da humanidade foi realizado com o VERBO DIVINO.

Passados dois mil anos, a mensagem de Cristo permanece viva nas mentes e nos corações dos homens de boa vontade. "Minhas palavras não voltarão vazias, Eu sou a porta aberta que nenhum homem pode fechar, Eu sou a luz que ilumina tudo que vem ao mundo, Eu sou o caminho, Eu sou a verdade, Eu sou a vida". 

Finalizando: "Não precisamos de muito, apenas uns dos outros......e de nossos sonhos" (Oscar Wilde).

(Imagem: Flickr, do álbum de sezohanim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua visita e comentário.