fevereiro 18, 2012

A Fé



O vocábulo fé, do latim fides, fidelidade, é a clara opinião de que algo é verdade, independentemente de prova ou qualquer verificação científica. O conceito de fé, extrapola crenças religiosas. As pessoas depositam fé umas nas outras, em um objeto, em ideologias políticas, etc.

Entretanto, é mister esclarecer que o principio basilar de todas religiões é o dogma da Fé. Da doutrina cristã extraímos dois exemplos de exortação à Fé. “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hebreus 11, 1).

Pelo evangelho de Mateus, Cristo adverte os discípulos: “Em verdade vos digo, se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá, e nada vos será impossível” (Mateus 17, 20).

Eis porque se diz que a fé remove montanhas. O desejo apenas não é suficiente, é necessário ter fé. A arte da auto-sugestão baseia-se nos pilares da fé e da determinação.

Henry Ford, Thomas Edson e o Apóstolo Paulo mantiveram durante suas vidas essas imprescindíveis virtudes. A fé não comporta dúvidas, e é sempre uma possibilidade no impossível. Mahatma Gandhi pregava em seu discurso da não-violência: “Nunca perca a fé na Humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo''.

No caminho da paz e do progresso, fé e ideal caminham juntos. “A fé é um pássaro que pousa no alto da folhagem e canta na hora em que Deus escuta''. (Joaquim Nabuco).
 
(Imagem: Flickr, do álbum de The Spouses)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua visita e comentário.