novembro 13, 2011

Lucrando com a vida



Certa vez, quando me preparava para iniciar palestra a empresários em Belo Horizonte, um senhor, já na terceira idade, me confessou ser financeiramente bem sucedido, ter uma família maravilhosa, mas que, no entanto, não era feliz. “Ainda não lucrei com a vida”, acrescentou.

Naquele momento compreendi sua angústia existencial. A felicidade parece ser a meta principal de todos, porém costumamos buscá-la por vias tortas. Queremos dinheiro, fama, sucesso – tudo para sermos felizes. Mas por que não buscar tão somente a felicidade? Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mateus 6,33). Em outro trecho da Sagrada Escritura, o apóstolo Paulo aconselha aos Colossenses (3, 1) que busquem “as coisas do alto”.

A felicidade é um estado de consciência que já existe em nós, porém encoberto pelas preocupações diárias. O filósofo estóico Epíteto, em sua obra Enchiridion, afirmava que “os homens não se perturbam pelas coisas que acontecem, mas por suas opiniões sobre as coisas que acontecem”.

Se você reage agressivamente no trabalho, então é o único perdedor. Agindo assim, você não apenas deixará de colaborar para que os outros melhorem, como tornará mais difícil a convivência naquele ambiente. Uma boa metáfora é a do rio: quando está cheio de lama, só conseguiremos beber sua água quando toda a sujeira for para o fundo.

Creio que aquele senhor se esquecera de que lucratividade e dinheiro são meios, e não fins em si mesmos. Dinheiro é o combustível que mantém em movimento o trem da vida. Mas para alcançar a verdadeira felicidade, não importa a que velocidade viaja esse trem, e sim o nosso crescimento espiritual durante a viagem.

Naquela noite, creio que o velho empresário tenha começado a descobrir que Deus e a Felicidade caminham juntos, e que Ele não existe nos bens materiais. Segundo um provérbio árabe, “Deus dorme nos minerais, acorda nas plantas, anda nos animais e pensa dentro de você”.

(Imagem Flickr, do álbum de Jude_Buffum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua visita e comentário.