outubro 21, 2012

Deus e religião


É senso comum que a luta pelo monopólio divino transforma o credo religioso em contradição aos seus próprios preceitos, presentes em todas as religiões. E estas tem, como ponto de partida, o amor ao próximo, a tolerância e a busca da Verdade.

A palavra religião deriva do termo latino re-ligare, que significa religação com o Divino. Toda religião possui um conteúdo metafísico. Ao examinarmos os aspectos históricos e sociológicos da Humanidade, constatamos sempre a adoração a Deus. Entretanto, por serem uma criação exclusiva do Homem, as religiões refletem as fragilidades de seus componentes.

Embora amada e combatida por muitos, não consigo vislumbrar sociedade sem uma religião, um credo. Valho-me  da imprescindível afirmação de Albert Einstein, segundo quem “a ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega”. O festejado autor de O Príncipe, Maquiavel, asseverou que “a perda de toda devoção e religião atrai um sem-número de inconvenientes e desordens”.

Infelizmente, de forma às vezes impensada e carente de qualquer razão lógica, assistimos a genocídios pelo simples fato de as vítimas professarem crença diversa ao que determina o establishment. É inconcebível a condenação, de modo dantesco ao fogo eterno do Inferno, a quem não seja cristão, budista, muçulmano, etc.

Contestando essa barbárie, o mensageiro da esperança e prêmio Nobel da Paz – o bispo da África do Sul, Desmond Tutu – publicou o polêmico livro Deus não é Cristão, no qual fica patente a mensagem de que Deus está acima de tudo e que, portanto, é mais que qualquer religião.

Para aquele autor, dizer que Deus é apenas cristão seria torná-lo muito pequeno. Afastar de sua complacência os hindus seria penalizar a santidade de Gandhi. Se Deus é cristão, como ficaria a situação dos profetas do Antigo Testamento? Certamente Moisés não alcançaria o Reino de Deus... 

Em verdade Deus não tem religião, por isso o cumprimento budista diz: “O Deus dentro de mim saúda o Deus dentro de você”.

(Imagem: Flickr, do álbum de Ronaldo F Cabuhat)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua visita e comentário.