janeiro 08, 2012

Humildade



A palavra humildade origina-se do latim húmus, que significa ‘filhos da terra’. Todos os grandes sábios e os grandes santos falaram (e uns ensinaram) a grande virtude da humildade. Figuras como Jesus, Buda, Sócrates, São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá e tantos outros baluartes da dignidade humana, buscaram tornar o mundo mais justo e mais feliz através da humildade – fator essencial no progresso individual de qualquer pessoa em busca da autolibertação.

Somente os humildes entram no panteão da História de seus países, porque segundo o poeta e tradutor francês Jacques Delille, “não é nos pergaminhos, mas nas almas que os títulos de nobreza devem ser impressos”.

Verdadeiro brasão do ser humano, a humildade não se expressa no rastejar que precede os passos da humilhação, mas em jamais nos julgarmos superiores a nossos semelhantes.

Se pouco conhecimento nos torna tolos e arrogantes, os frutos da sabedoria, ao contrário, nos fazem cada vez mais humildes. O humanista Benjamin Franklin preconizava: “Ser humilde com os superiores é obrigação; com os colegas é cortesia; com os inferiores, é nobreza”.

Devemos sempre recordar as palavras do profeta Isaías para quem, aos olhos de Deus, somos “como uma gota de água num balde, um grão de areia na balança” (Isaías, 40, 15).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua visita e comentário.